Blogroll

Se você gostou do conteúdo do Site, ajude com as despesas. Uma doação de qualquer valor sempre será bem vinda!
MUITO OBRIGADO!


segunda-feira, maio 20, 2013

Doenças comuns

Esta lista contêm algumas doenças comuns. Caso você tenha um animal com uma doença e/ou para que você saiba o que pode causar e/ou adquiri-la, aqui vai uma explicação simples!

Doença metabólica óssea (DMO) 
Isto ocorre quando não há vitamina D3 suficiente ou ingestão insuficiente de cálcio. Esta forma especial de D3 deve ser atingida através de raios UVB e não vai funcionar corretamente se dado apenas através da comida ou água. A D3 é o que permite que o cálcio seja sintetizado. Sem isso, o lagarto começa a ter falta de cálcio, principalmente nos ossos. Os ossos se tornam quebradiços e começam a fraturar ou quebrar. Os sintomas disso incluem uma boca fraca e elástica, andar arrastando as pernas (ossos quebrados) e paralisação (espinha quebrada). Outros sintomas incluem tremores e agitação e crescimento atrofiado. Se ele estiver com alguns desses sintomas citados, leve-o a um veterinário de confiança. Eles vão dar injeção de cálcio, cálcio líquido ou alguns outros tratamentos. Por sua parte, obter uma boa lâmpada UVB(veja a postagem "Iluminação"), levar o seu animal de estimação para tomar um banho de sol natural se a temperatura estiver acima de 22ºC, adicione suplementos de cálcio e vitamina D3 na sua alimentação e se possível adicionar alguns alimentos com elevados índices de cálcio à sua dieta . 


Entupimento (Intestino preso) 
Entupimento, ou melhor, intestino preso ocorre quando algo entra no trato digestivo e bloqueia a saía das fezes. Isso pode ser fatal se não tratada. Suas causas são substratos perigosos(vide a postagem "Substratos"), como calci-areia, areia, Repti-Repti-casca, cascalhos, etc e as presas maiores do que o tamanho da cabeça do seu Dragão Barbado. O entupimento também pode ocorrer se as temperaturas estão abaixo de 40 ºC no Basking Spot, de 32ºC a 35ºC no lado quente e no lado frio 25ºC, em que seu Dragão Barbado pode ter dificuldade de digerir. Os sintomas incluem letargia, arrastando as pernas traseiras e, mais obviamente, não tendo quaisquer movimentos intestinais, ou seja, sem vestígios de fezes pelo terrário. Os tratamentos incluem dar laxantes naturais, como gotas de óleo de oliva e maçãs. Aumentando a temperatura do Basking Spot para 43 graus é útil também. Outro bom truque é frequentes banhos quentes. Enquanto seu Dragão Barbado está na água, massagear suavemente logo acima da cauda em movimentos circulares para a direita, para fazer as “coisas” se movimentarem. Em casos extremos, a cirurgia pode ser necessária.


Tail Rot
É causada por nível muito baixo de umidade e trauma na cauda. Muitas vezes, Tail Rot ocorre quando os terrários são feitos de forma incompleta ou indevida. Progressivamente, estas camadas de tecido mortos vão aumentando, até que cortar a circulação do tecido vivo na cauda. O que resta é tecido morto, muitas vezes tecido preto ou de cor escura que irá gradualmente perder o sentido e começar a escurecer em direção a ponta da cauda. Parte da cauda pode até cair. Se a podridão da cauda vai ao sentido do corpo, ele pode infectar os órgãos e matar o seu Dragão Barbado. Um veterinário realmente precisa ver isso antes que fique mais grave. A amputação pode ser necessária em casos extremos, para salvar a vida do seu Dragão Barbado. No tempo que você está esperando a consulta, você pode dar banhos frequentes com Betadine diluída e, lentamente, escovar o tecido escurecido com uma escova de cerdas macias. Após o banho, aplicar aloe vera para aumentar a umidade.


Ácaros
Os ácaros são parasitas externos que fazem festa do sangue do seu dragão barbudo. Eles se reproduzem muito rápido. Eles tendem a ser transportados de um réptil para outro. A primeira coisa que você tem que fazer quando você tem uma infestação de ácaros, é coloca-lo em quarentena absoluta. Não deixe nem mesmo as coisas que ele tenha tocado perto dos outros animais. Tratar o próprio animal com um banho de Betadine diluído. Evite o contato com os olhos. Também tratar o terrário todo com um pesticida de ácaro, que você pode obter em lojas de animais, álcool ou vinagre diluído(1 parte de vinagre para 5 ou 6 de água, mas lembre-se de deixar o cheiro todo sair antes de devolve-lo ao terrário), e depois desinfetar os outros objetos. Você vai ter que repetir a cada semana, porque esse tratamento apenas mata os adultos, não os ovos, portanto, depois de algum tempo novos ovos eclodem. Você pode ter que repetir este processo várias vezes, mas é necessário, porque ácaros demais em seu lagarto pode leva-lo a morte.


Parasitas internos
Existem muitos tipos de parasitas internos que os Dragões Barbados podem adquirir. Os sintomas mais comuns são letargia, não comer ou comer o seu próprio coco, fezes extremamente moles e malcheiroso. Alguns tipos, como Pinworms, muitas vezes são adquiridos quando o Dragão Barbado come insetos infectados, como os grilos. Outros parasitas internos, como coccídeos, estão sempre presentes em baixos níveis no seu Dragão Barbado, mas devido aos picos de estresse e outros fatores podem atingir níveis de infestação. Você DEVE manter seu terrário extremamente limpo. Qualquer problema procure um veterinário. Eles vão prescrever medicamentos, com base em contagens e tipos de parasitas presentes.


Infecção do Trato Respiratório
Infecção do trato respiratório é uma infecção bacteriana nos pulmões. Ela é causada por baixas temperaturas (tendo em mente que as temperaturas devem ser 40 ºC no Basking Spot, de 32ºC a 35ºC no lado quente e no lado frio 25ºC). Também é causada por um excesso de umidade (acima de 60%). O estresse também pode acarretar essa condição. Os sintomas de infecções respiratórias incluem muco que sai da boca ou narinas e som de chiado quando respira. Tudo o que você pode fazer é corrigir os problemas de temperatura e/ou umidade que podem estar causando isso, e se preciso aumentar um pouco mais a temperatura. Certifique-se de verificar a temperatura à noite também, certifique-se que é superior a 18ºC. Tomadas essas medidas e nenhum sinal de melhora, levar o seu animal a um veterinário, que provavelmente irá tratar com antibióticos e alguns outros tratamentos.

Fungo amarelo
Fungo amarela é uma doença contagiosa. Pode ser causada por infecções por fungos no sistema digestivo, obtidos a partir de antibióticos, que, em seguida, sai com as fezes e infecta o Dragão Barbado no lado de fora. Ou pode ser passada de um Dragão infectado para outro não infectado. Caracteriza-se pelo aparecimento de manchas amarelas de fungos no seu Dragão Barbado. As medidas preventivas incluem sempre utilizar um probiótico quando você está fazendo um tratamento com antibiótico. Uma vez que esta doença é contraída, você deve leva-lo a um veterinário. Eles provavelmente vão dar tratamentos antifúngicos.


Salmonela
Mais de 3/4 de répteis carregam Salmonela. Salmonela em répteis está contida no aparelho digestivo, e sai do seu corpo com suas fezes. Tocando as fezes de um réptil contaminado, mesmo pequenas quantidades, e, em seguida, a ingestão, pode ser transmitida para os seres humanos. Embora geralmente uma doença desagradável,  não é grave, mas o velho, o jovem e o deficiente pode morrer de Salmonela. No entanto, existem maneiras de prevenir a infecção.
Primeiro, lave sempre as mãos com um sabonete antibacteriano após tocar o lagarto e/ou seu terrárop. Em segundo lugar, manter o réptil longe de cozinhas e salas de jantar, onde os alimentos são preparados ou consumidos.
Em terceiro lugar, jogar as fezes de seu Dragão no banheiro ou na lata de lixo, não na pia. Além disso, não banhar o Dragão Barbado no mesmo lugar onde você vai se banhar.
Com cuidado, a transmissão de Salmonela do réptil ao humano pode ser evitada.